Hoje à noite, em São Paulo, será lançado o livro Comunicação digital e a construção dos commons: Redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação. O livro tem artigos de Gustavo Gindre, João Brant, Sérgio Amadeu da Silveira, Kevin Werbach e Yochai Benkler. (Os três primeiros estarão presentes para um bate-papo, que vai ocorrer das 19h30 às 21h.)
Já comecei a ler o livro, e recomendo. O texto do Gustavo Gindre fala sobre a regulação da comunicação no cenário atual da convergência das mídias. O de João Brant fala sobre as políticas para regulamentação do espectro (o das ondas de rádio, TV e redes sem fio) e sua relação com a democracia. O de Sérgio Amadeu mostra que não há empecilhos técnicos para uso do espectro como um commons, e que se isso não é feito é por escolhas políticas derivadas da lógica do capitalismo. O de Kevin Werbach ressalta a importância de passar a tratar o espectro como um commons. E o de Yochai Benkler, que é um texto já “clássico”, mas até agora inédito em português, propõe uma fundamentação para os commons na economia política.
Embora o tema principal do livro não seja a propriedade intelectual, e sim a democratização da comunicação, cada vez fica mais claro que a disputa nesses campos é inseparável. E, em particular, a importância do tema do commons desponta em ambas as áreas.
(Se você ficou curioso sobre o que é um commons, fique de olho: nas próximas postagens deixarei aqui um artigo que fala sobre esse conceito.)
Atualização. Esqueci de um lembrete importante: o livro está licenciado sob Creative Commons (Atribuição, Não comercial, Compartilhamento pela mesma licença). Isso significa que, se você não puder ou não quiser pagar R$28 para comprar o livro, pode copiá-lo livremente; parabéns à editora pela atitude, que certamente aumentará a circulação do livro sem comprometer suas vendas.
- O quê: lançamento do livro Comunicação digital e a construção dos commons
- Onde: Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509, loja 17; metrô Brigadeiro; estacionamento com convênio na R. Manoel da Nóbrega, 88)
- Quando: 17 de maio de 2007, 19-22h (bate-papo: 19h30-21h)
Deixe um comentário