Neste sábado, no Bar B, vai rolar a festa de lançamento do jornal Epidemia. Todos estão convidados.
O Epidemia é um pequeno jornal dirigido principalmente ao público universitário, e que fala sobre questões variadas de propriedade intelectual, tais como: software livre, cópias de livros, compartilhamento de arquivos pela internet, patentes de remédios e de sementes. A idéia é oferecer um contraponto ao discurso mais corrente na mídia, que repete “pirataria” (quando quer dizer “cópia não autorizada”) e “quebra de patente” (quando quer dizer “licenciamento compulsório”) como palavras de ordem, e sustenta como uma lei natural a idéia de que “mais propriedade intelectual = mais desenvolvimento” (sem revelar que praticamente não há estudos empíricos que apóiem essa tese).
Recentemente comecei a participar do grupo que bolou esse jornal. É um grupo diverso (estudantes e professores universitários, economistas, artistas, programadores), que, embora tenha uma orientação geral de esquerda, não é vinculado a nenhum partido. Além de publicar esse jornal, os objetivos práticos são publicar um livro com textos mais aprofundados sobre o assunto (que já está em andamento); e, a médio prazo, fomentar um movimento social em defesa do conhecimento e da cultura livres, por meio do diálogo entre as várias iniciativas já existentes. (Por isso a idéia de juntar temas aparentemente díspares, como sementes e software.)
A festa será uma oportunidade para trocar idéias, conhecer o jornal e o grupo; quem quiser poderá pegar exemplares para distribuir em faculdades ou outros lugares. O ingresso para a festa custará R$5, que serão apenas para custeá-la: esta primeira edição do jornal está sendo paga inteiramente com contribuições voluntárias dos membros do grupo.
A festa deve contar com um grupo de samba de raiz, DJ, projeções de vídeo, poesia e performances. (Há uma companhia de teatro participando do grupo; deve vir coisa fina.)
- O quê: festa de lançamento do jornal Epidemia
- Onde: Bar B (R. General Jardim, 43; metrô República)
- Quando: 19 de maio de 2007, a partir das 21h
- Quanto: R$5
Deixe um comentário