“Geometrização do mundo e imagem digital” [artigo em evento / capítulo de livro]

VIEIRA, Miguel Said. “Geometrização do mundo e imagem digital: a tecnologia como condicionante da arte contemporânea“. In: Artur Matuck e Jorge Luiz Antonio (orgs.), Artemídia e comunicação digital. São Paulo: Musa, 2009, pp. 216-227. Disponível em: <http://ssrn.com/abstract=2571351>.

Artigo apresentado no Acta Media III – Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital (São Paulo, 2004), e posteriormente publicado como capítulo de livro. (O link acima é para um postprint: é o texto final aprovado para o Simpósio, mas não possui a paginação do livro.)

Resumo

O assunto deste artigo é a transição do analógico ao digital, e seu tema específico é a imagem digital. Visando identificar de que maneiras a imagem digital pode condicionar a arte que dela se serve, reflete sobre a técnica ligada a essa imagem, e relaciona-a ao conceito de espaço na filosofia moderna. Argumenta que o digital barateia e simplifica o trabalho com imagens, mas que isso não garante que a imagem digital seja um vetor de democratização; e que, com a introjeção da técnica e o abuso da “propriedade intelectual”, a imagem digital pode ser vetor de mercantilização e massificação.

Abstract

This article’s subject is the transition from analog to digital, and its specific theme is digital imaging. To identify the ways in which digital imaging can condition the art that uses it, the article reflects on the technique linked to those images, and relates it to the concept of space in modern philosophy. The article argues that the digital reduces costs and simplifies working with images, but that does not guarantee that digital imaging is a driver of democratization; and argues that, with the introjection of technique and the abuse of “intellectual property”, digital imaging can be a driver of commodification and massification.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *