Sou Miguel Said Vieira, professor da UFABC; neste site arquivo meus trabalhos e atividades acadêmicas.
Tenho doutorado em Educação, bacharelados em Comunicação (Editoração) e Filosofia (pela USP, nos três casos), e especialização em Gestão da Propriedade Intelectual (pelo convênio UBV, SAPI e OCPI); meu doutorado (direto, convertido de um mestrado) foi no programa de Filosofia e Educação (da Faculdade de Educação da USP), com a tese “Os bens comuns intelectuais e a mercantilização”. Na UFABC (onde entrei em 2016), sou docente do Bacharelado em Políticas Públicas e do Bacharelado em Ciências e Humanidades, e atuo no Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (onde estou como vice-coordenador, além de chefe da divisão de tecnologias da informação e audiovisual).
Interesso-me pela área de compartilhamento do conhecimento desde 2000, mais ou menos. Cheguei nessa temática por meio das discussões críticas sobre a propriedade intelectual, e gradualmente fui me aproximando das questões sobre acesso ao conhecimento, produção colaborativa e bens comuns. Sobre os temas deste blog tenho uma série de trabalhos publicados e apresentados.
Antes de virar professor, trabalhei no mercado editorial; atuei principalmente como editor de texto autônomo (para a Scipione, a Companhia das Letras e a Academia Brasileira de Letras, entre outras); e por um curto período vivi “no lado de lá” dos direitos autorais, como contratado no departamento de direitos estrangeiros da própria Companhia. Entre os projetos editoriais de que participei, destaco a edição de algumas coleções de didáticos aprovadas no PNLD; do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade; e da série de livros de Elio Gaspari sobre a ditadura (nos quatro primeiros volumes, editados inicialmente pela Companhia das Letras).
Licença
Exceto nos materiais de autoria de terceiros (ou nos que houver outra indicação), este site e seus conteúdos estão todos disponíveis sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional).
Contato
Para entrar em contato, preencha o formulário abaixo: o texto será enviado ao meu e-mail.
[contact-form]
Deixe um comentário