Meus artigos e atividades na UFABC

  • Entrevista sobre bens comuns para o site Em Rede

    O debate sobre a construção do comum e os riscos de sua apropriação pelo capital vem ganhando destaque nos dias atuais. Por um lado, as redes de comunicação facilitaram a disseminação da produção colaborativa em iniciativas do porte da Wikipédia e do sistema operacional Linux. Por outro, novas formas de mercantilização e cercamento têm sido…

    Leia mais…

  • Virei professor na UFABC!

    Em maio de 2016 obtive uma conquista que me deixou muito feliz: passei num concurso para professor na UFABC; tomei posse em junho, e já estou dando aula. A vaga é um pouco diferente do usual: dividirei minha dedicação entre o curso de Políticas Públicas e o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), que cuida de…

    Leia mais…

  • “Prova didática: Fundamentos de Informática na Educação” [plano de aula]

    VIEIRA, Miguel Said. “Prova didática: Fundamentos de Informática na Educação” [plano de aula]. São Paulo: 2016. Disponível em: <https://miguelvieira.prof.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2016/07/vieira_didatica_slides.pdf>. Slides / plano de aula utilizados na prova didática do concurso 175/2015, por meio do qual ingressei na UFABC. Resumo Plano de aula sobre fundamentos de informática na educação. A aula explora o tema da codeterminação…

    Leia mais…

  • “O uso de software livre no contexto dos recursos educacionais abertos: impactos sobre eficácia e eficiência” [projeto de pesquisa]

    VIEIRA, Miguel Said. “O uso de software livre no contexto dos recursos educacionais abertos: impactos sobre eficácia e eficiência” [projeto de pesquisa]. São Paulo: 2016. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-46927-1>. Projeto de pesquisa apresentado como requisito do concurso 175/2015, por meio do qual ingressei na UFABC. Resumo A pesquisa examinará o impacto que o uso de software…

    Leia mais…

  • “Crowdfunding: financiando o bem comum” [artigo em periódico]

    Adaptado de um trecho de minha tese de doutorado, este artigo discute alguns dos riscos envolvidos na estratégia de financiamento coletivo conhecida como crowdfunding, e defende que, com algumas ressalvas, ela tem ótimo potencial para fomentar a produção de cultura de forma desmercantilizada e como um bem comum.

    Leia mais…

  • “Bens comuns: uma análise linguística e terminológica” [artigo em periódico]

    A ampliação das práticas de compartilhamento de artefatos culturais possibilitada pela digitalização e pelas redes tem levado pesquisadores a aplicar a noção de commons (ou “bens comuns”) ao domínio dos bens intelectuais — em casos como o software livre, a Wikipédia e a publicação científica em acesso aberto, por exemplo. Este artigo aborda questões linguísticas…

    Leia mais…

  • “A máquina de exploração mercantil da privacidade e suas conexões sociais” [artigo em congresso]

    Este trabalho argumenta que as revelações de Snowden acabaram por centrar o foco da opinião pública na vigilância de tipo estatal, deixando (injustificadamente) em segundo plano a vigilância mercantil. Ela é tão ou mais frequente que a estatal, principalmente pela ascensão dos modelos de negócio baseados na publicidade comportamental. Embora haja semelhanças entre os dois…

    Leia mais…

  • Menção honrosa no Nascente 2014

    Semana passada tive uma notícia bacana: recebi menção honrosa com as poesias que inscrevi no concurso Nascente. (Para não fugir tanto da temática do blog, publico-as aqui sob a mesma licença do site, CC BY-NC-SA; é um prazer compartilhá-las.) O Programa Nascente é o principal concurso artístico da USP; nessa 22a. edição, recebeu 644 inscrições,…

    Leia mais…

  • Periódico da Nature em acesso aberto “puro”: já podemos comemorar?

    (Este texto foi publicado inicialmente no blog do grupo de trabalho em Ciência Aberta.) A editora Nature informou recentemente que, em outubro, seu periódico Nature Communications se tornará de acesso aberto “puro”: todos os artigos publicados a partir de então poderão ser lidos e reutilizados gratuitamente (a princípio eles entrarão no ar sob uma licença…

    Leia mais…

  • Defesa de doutorado: áudio, vídeo e slides

    Já estão no ar o áudio, o vídeo e os slides da defesa da minha tese de doutorado, Os bens comuns intelectuais e a mercantilização. (Os slides também estão disponíveis em formato ODP, editável.) Por esses links é possível baixar os arquivos, que estão hospedados no Internet Archive; abaixo você pode assisti-los por streaming. O…

    Leia mais…