Meus artigos e atividades na UFABC
-
“Bens comuns intelectuais” [capítulo de livro]
VIEIRA, Miguel Said. “Bens comuns intelectuais”. In: CARRIÓN, Marcelo Husek et al. (orgs.). Em defesa do bem comum. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2018, pp. 23-29. Capítulo de livro organizado pela APCEF/RS. Clique aqui para o PDF (ou aqui para o arquivo editável). Atualização (2/2019): o livro completo digital já está disponível, sob licença Creative Commons…
-
“Economia colaborativa, entre comum e mercadoria” [palestra]
Apresentação na mesa de estudos de caso sobre “direitos autorais e economia colaborativa”, no XII CODAIP, a convite.
-
“Ciência Aberta, Ciência Cidadã, Ciência Comum” [seminário]
Participei de um seminário organizado pela Sarita Albagli, do Liinc / IBICT. Fui convidado para comentar as apresentações de três pós-doutorandos (e amigos) que pesquisaram lá: Beatriz Martins (editora do Em Rede), Anne Clinio e Henrique Parra. As apresentações estão disponíveis no Youtube; abaixo, o vídeo com a minha fala (também disponível para baixar). [archiveorg…
-
“Conhecimento online como bem comum: recursos educacionais abertos” [oficina]
Gonsales, Priscila et al. “Conhecimento online como bem comum”. VII Fórum da Internet no Brasil. Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2017. Disponível em <https://archive.org/details/VIIFrumBRConhecimentoOnlineComoBemComum>. Participei de uma atividade sobre recursos educacionais abertos no VII Fórum da Internet (2017); o fórum é promovido pelo CGI.br, e essa oficina foi proposta pelo Instituto Educadigital. O…
-
Sobre as propostas de Bolsonaro para EaD (e educação em geral)
Em função da minha proximidade com a EaD, senti a importância de fazer uma análise das propostas de Bolsonaro sobre o tema, que considero extremamente problemáticas. Elaborei e publico essa análise na minha condição de cidadão, e ela não tem nenhum vínculo com minha instituição.
-
Declaração de voto
Tenho pensado que é cada vez mais importante conversarmos sobre a situação política do país, e nos posicionarmos de forma clara, mas tranquila: para enfrentar tanto a apatia como a polarização sectária. Por isso, este ano resolvi registrar aqui minhas reflexões e escolhas para a eleição de 2018.
-
“Nuvens proprietárias, ‘cativas’ e livres” [artigo em evento]
Este artigo analisa a relação entre software livre e computação em nuvem, da perspectiva da segurança e da privacidade dos usuários finais. Identifica as limitações da abordagem de software livre no contexto da computação em nuvem, e descreve estratégia proposta para contorná-las — a da licença AGPL —, incluindo suas limitações.
-
“Success… for whom? Methodological individualism and power relations in Ostrom’s approach to commons” [comunicação em evento]
This paper analyses possible drawbacks brought by methodological individualism in Elinor Ostrom’s approach to commons, and their relevance in Latin America.
-
Seminário “Da ciência aberta à ciência comum: por um outro desenvolvimento”
Participei como debatedor no seminário “Da ciência aberta à ciência comum: por um outro desenvolvimento”, na sessão em que foram apresentados resultados do projeto Ciência Aberta Ubatuba. A minha fala foi sobre o risco, em iniciativas de ciência aberta, de que uma abertura apenas formal reproduza (ou até reforce) desigualdades sociais subjacentes, mais amplas; e…