Na Cryptorave de 2019, ministrei uma oficina intitulada “Não aceite cookies de estranhos: Limitando a vigilância mercantil e a publicidade na navegação cotidiana”. Confira a descrição no site do evento:
Veja como tem empresas vigiando sua navegação (pra vender seus dados e te entupir de publicidade), e experimente uma ferramenta capaz de reduzir essa bisbilhotagem — e que, de brinde, ainda filtra anúncios.
A oficina foi composta de uma explicação (muito simplificada) do funcionamento da vigilância corporativa na internet hoje, e da demonstração do uBlock Origin, uma extensão de navegador para bloqueio de conteúdos indesejados extremamente customizável. Veja os slides da apresentação (com anotações ao final).
Curiosidade: a oficina quase não rolou em função do “armagadd-on 2.0”, um bug que afetou o Firefox menos de 24 horas antes do horário da atividade, bloqueando o uso de todas as extensões; não foi possível demonstrar o Firefox Lightbeam (outra ferramenta que eu apresentaria no começo da oficina), mas o uBlock Origin sim — ele possui versão para navegador Chromium que funciona de maneira muito similar à do Firefox.
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